terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Nerd lists: Livros Brasileiros Fantásticos I - Vampiros

Oi, pessoal! Desde outubro estava com a ideia de fazer listas com indicações de livros nacionais dentro do meu tema favorito, o sobrenatural. Não consegui colocar isso em prática na vibe de Dia das Bruxas, mas não tem problema. Sabem por quê? Porque aqui no The Nerd Bubble é sempre hora de falar de terror Neste Especial Sobrenatural, trarei para vocês listinhas  com livros nacionais,  com internacionais e posts com um pouquinho de teoria e background "terrorístico".
Para começar, nada melhor que os queridinhos de leitores e escritores, os monstros mais bonitos da literatura contemporânea, os sanguessugas desmortos, as Crianças da Noite: os vampiros.


Vampiros - Livros Nacionais - Listas


Antes de qualquer coisa, devo comentar que não li a maioria dos livros nesta lista, embora só não tenha um deles e todos estejam n'A Lista de Leituras de 2017; o objetivo deste post não é dar a minha opinião sobre as obras (ainda que eu o faça porque sou metida mesmo), mas, sim, listar um número considerável de histórias sobre vampiros.
Vale lembrar também que há uma tonelada de livros sobre os vampiros e que os abordam de maneiras muito diferentes - essa é, aliás, uma coisa que gosto nesse tema. Meu critério para criar essa listinha foi bem simples: ser um romance (me refiro ao "tamanho" do livro, não ao gênero!), ter sido publicado (seja em formato físico ou pela Amazon) e ser fácil de adquirir. E, é claro, ter os vampiros como tema central da história, por isso livros de vampiros x lobisomens ou vampiros e bruxas ou qualquer outro combo ficou de fora desta lista - haverá uma só para o que eu gosto de chamar de "miscelânea sobrenatural". 
Sem mais delongas, vamos aos livros! Ah! Clicando nas imagens, vocês serão direcionados ao link destes no Skoob ;) 

Deixe-me Entrar - Letícia Godoy

Deixe-me Entrar - Letícia Godoy

Sinopse: Julianne Ipswich cresceu confinada no internato Le Rosey, afastada de sua família com o pretexto de receber uma educação de qualidade. Este fato sempre a incomodou e o maior desejo de Julianne era descobrir a verdade para que a família tenha a afastado, uma vez que não ficou convencida de que a preocupação com os seus estudos seria o único motivo.
Ao completar 15 anos, ela retorna para Stone Forest, a cidade de seus pais, e, aos poucos, acaba descobrindo mais do que gostaria de saber.
Cercada por muito mais perigos e desafios do que ela jamais pôde imaginar que surgiriam em sua vida, Julianne precisará desvendar os mistérios de seu passado e preparar-se para os desafios do futuro rapidamente se quiser sobreviver. As vozes se misturam, os olhos sedentos nunca param de espreitar e o perigo está onde ela menos imagina. Será que Julianne conseguirá enfrentar tudo isso?


Deixe-me Entrar está naquele grupo (imenso) de livros que comprei, quero ler, mas ainda não li e que foram para a Lista de Leituras de 2017. Ainda assim, só escuto e leio coisas boas sobre este livro, principalmente sobre os clãs/famílias das criaturas da noite. Toda vez que vejo uma resenha, fico louca pra ler, então acho que merece a indicação!


Vampiros - Coletânea da AVEC

Vampiros - Coleção Sobrenatural - AVEC

Sinopse: No primeiro volume da Coleção Sobrenatural da AVEC Editora você tem um encontro marcado com VAMPIROS!
Eles estão entre nós desde o princípio dos tempos: são dominadores, caóticos, monstruosos, sedutores, caçadores, inescrupulosos, bisbilhoteiros e únicos. Para conhecê-los folheie as páginas desse tomo. Mas cuidado!
Você descobrirá que alho, crucifixo ou água benta podem se revelar insuficientes na proteção contra vampiros. Saiba como identificar sugadores de sangue milenares antes que seu pescoço seja o próximo alvo! Tenha boa leitura, mas não esqueça: tranque bem as portas da sua residência durante a noite!

Esse eu já li, resenhei e adorei. Há várias diferentes visões sobre os vampiros e estilos de escrita. Se quiser mais informações sobre a antologia, clique aqui e confira a resenha!


Os Sete - André Vianco

Os Sete - André Vianco

Sinopse: Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa de prata, acusados, na época, de bruxaria. Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação... Será que estão mesmo mortos?

Os Sete foi um dos primeiros nacionais que li, um daqueles que ajudou a quebrar meu preconceito contra os livros escritos por brasileiros. Sem ele, o The Nerd Bubble talvez nem existisse, pelo menos não no formato que tem. Por isso, a história dos sete vampiros do Rio d'Ouro tem um lugarzinho cativo no meu coração. 
Bem, não  por isso. A escrita do Vianco é agradável e seus vampiros, peculiares e cheios de personalidade. O fato da história começar aqui no Rio Grande do Sul é outro motivo pra gostar do livro, que ainda tem partes em São Paulo, onde se passa também Sétimo, sua sequência direta, a qual também recomendo. 
Ainda não resenhei porque li há mais de três anos e, infelizmente, minha memória já não é tão boa, então não lembro mais dos detalhes e preciso reler os dois volumes tanto para poder resenhá-los quanto ler os outros do Vianco. Ah, e essa capa nova está LINDA! Quase comprei os livros de novo só por causa das capas!

Kaori: Perfume de Vampira - Giulia Moon

Kaori: Perfume de Vampira - Giulia Moon

Sinopse: Século XV: Kaori, uma bela garota com o perfume da sedução, trilha caminhos perigosos entre samurais, senhores feudais, prostitutas e criaturas mágicas do folclore japonês. No seu caminho, surge José Calixto, um artista sensível e apaixonado, capaz de tudo para dar vida a uma obra imortal.
Século XXI: na fervilhante Avenida Paulista, coração de São Paulo, Samuel Jouza tem uma profissão peculiar. Ele observa vampiros para um misterioso instituto de pesquisas. Mas o olheiro percebe que a sua profissão é muito mais perigosa do que imaginava, ao salvar um menino das garras dos sanguessugas.
De um lado, a magia das sagas heróicas de samurais, o mistério das antigas lendas do Japão. Do outro, uma aventura ágil e atual, que tem como cenário o Brasil. Dois universos se entrelaçam e se cruzam neste novo romance de vampiros escrito por Giulia Moon.

Flores Mortais - Giulia Moon
Giulia Moon é um dos principais nomes da literatura vampírica nacional e sua Kaori, um ícone. Por isso, é com vergonha que admito não ter lido ainda os três livros (que já comprei) com a vampira japonesa como protagonista - mas juro que lerei pelo menos Perfume de Vampira em 2017. Embora não o tenha lido, pelas resenhas do Skoob que vi antes de comprá-lo e ao escrever este post, pude ter a certeza de que será uma leitura incrível e diferente, uma vez que o livro não apenas mistura o presente e o passado de Kaori, mas também faz uso de elementos do folclore japonês em terras paulistanas. 

Uma curiosidade: Giulia Moon e Kizzy Ysatis - outro nome bem conhecido neste meio - juntaram seus protagonistas Kaori e Luar no primeiro crossover vampírico do Brasil: os dois têm seu primeiro encontro narrado por Giulia em A Exótica Dama Oriental e o Inesperado Luar, conto da coletânea Flores Mortais (que já li e resenharei em breve aqui no blog), e o segundo, por Kizzy em Eterno Castigo
Yzatis, a propósito, só não entrou nesta lista porque seu livro mais famoso, O Clube dos Imortais, se enquadra melhor no tópico "mistura sobrenatural" e vai encorporar esta outra lista.

Agridoce - Simone O. Marques

Agridoce - Simone O. Marques

Sinopse: Anya é uma garota comum, estudante de gastronomia e que mora em Florianópolis. Certa noite, ao passear pela praia ela sente um aroma que a atrai terrivelmente, um perfume, uma mistura de fragrâncias que mexe com todos os seus sentidos. Na noite seguinte ela e vê perseguida pelo aroma e descobre que ele vem do corpo de um belo banhista que sai do mar. Cedendo ao impulso, ela vai até ele. Surpreendendo-o, ela o lambe e encosta o nariz em sua pele. Atormentada pelo aroma, ela precisa experimentar, então, alcança seu pescoço e o morde numa veia pulsante. Anya então descobre o prazer de degustar o sangue doce, que a fazia pensar em frutas flambadas, temperado com o sal da água... o sabor agridoce que a desperta para uma necessidade vital que fará parte de sua vida à partir de então, a necessidade de sangue...

Este eu li há poucos dias e fiquei encantada com a mitologia vampírica criada por Simone. Diferente de tudo que já li, temos em Agridoce vampiros vivos e uma intrincada relação entre Portadores (os vampiros), Escravos (seus doadores de sangue) e Antagonistas (aquele que tem como missão caçar o Portador). Tudo isso - e mais, é claro - nos é apresentado ao acompanharmos a jovem Anya em seu despertar como vampira. Além de personagens adoráveis, o enredo também é ótimo e a escrita, deliciosa. A resenha deste também virá em breve, mas posso adiantar que estou doida para conhecer os novos sabores dessa história no segundo volume, Cítrico

Doce Vampira - Ju Lund

Doce Vampira - Ju Lund

Sinopse: Os vampiros se revelaram ao mundo, mas ainda sofrem muitas desconfianças dos humanos. Apaixonadas Duda e Esther precisam lidar com todos os tipos de discriminação por serem de raças diferentes e ambas do mesmo sexo. Será que o amor delas sobreviverá a segredos e ao fanatismo? Descubra nesse romance com toques de drama e mistério. Entre de cabeça no universo fantástico criado pela escritora Ju Lund.

Além de trazer um cenário onde a existência dos vampiros é de conhecimento geral, Ju Lund ainda se diferencia por suas protagonistas estarem numa relação homoafetiva e interespécies, por assim dizer. Mais que um livro sobre vampiros ou os mistérios que acercam Esther e sua família, este é um livro sobre relacionamentos e preconceito. Apesar de não ter lido ainda (também está n'A Lista de 2017), as resenhas são unânimes: ler Doce Vampira é uma excelente pedida, assim como Alma Vampira, sua continuação.

Os Cinco Demônios - Camila S. Aguirre

Os Cinco Demônios - Camila S. Aguirre

Sinopse: Um século de completa paz se passou desde que o quinto e último demônio foi aprisionado numa urna de prata e sepultado junto aos seus. Gabriel, seu captor, acreditou que tudo estivesse acabado e que conseguiria repouso de suas caçadas. Ansioso, ele aguarda o momento certo para contar a Fernando, seu afilhado, a verdade que guardou a sete chaves por tanto tempo. Enquanto Sally luta para atingir seu objetivo cruel de despertar o maldito Boris, um dos cinco, Fernando se vê soterrado pelas mentiras de Gabriel e nem imagina sua verdadeira relação com o vampiro que seu padrinho aprisionou.
Os Cinco Demônios é um livro cheio de suspense e reviravoltas, capaz de roubar-lhe o sono com sua trama intrincada de traições, perseguições de tirar o fôlego e lugares habitados pelo medo. Prepare-se para essa aventura e cuidado: não alimente os vampiros!

Este é mais um d'A Lista de 2017 que estou doida pra ler. Os Cinco Demônios, pelo que pude averiguar, traz os vampiros como impiedosos e cruéis (o que eu gosto bastante), com uma trama de suspense e aventura e uma escrita agradável da minha xará.


O Andarilho das Sombras - Eduardo Kasse

O Andarilho das Sombras - Eduardo Kasse

Sinopse: O Andarilho das Sombras, romance de Eduardo Kasse, conta uma história instigante de como as escolhas, os caminhos tortuosos e uma maliciosa promessa criaram um grande mal. 
Harold Stonecross, protagonista do livro, é carismático, sedutor e fatal. Sempre envolto em mistérios enquanto caminha pelas ruelas escuras e imundas das cidades e vilas medievais da Inglaterra, Irlanda e França dos séculos XI e XII. 
Toda a narrativa é permeada e entrelaçada com fatos históricos e pessoas reais, com uma visão ficcional sobre o que poderia ter acontecido – ou aconteceu… 

Uma saga de deuses esquecidos, dogmas e mitos em que Harold narra as passagens da sua longa existência, repletas de conexões com tempos passados, presentes, imemoriais, vida humana e renascimento. 
O mundo se tornou o seu palco. Homens, mulheres, nobres ou religiosos, não importa: sempre haverá um rastro de sangue após as cortinas baixarem. 
Porque as teias do destino há muito tempo foram trançadas… 
Essa é a vida do homem que, por desespero e na iminência da morte, recebeu um dom e ao mesmo tempo uma maldição... 
Para ele e para a humanidade.

Comprei este livro, o primeiro da série Tempos de Sangue, no surto de consumismo da Odisseia Fantástica de 2015. Do grupo d'O Surto, li pouquíssimos e todos passaram para A Lista de 2017, inclusive O Andarilho das Sombras, livro que intercala narração do presente e do passado e nos traz vampiros tradicionais, sem brilho ou coisas do tipo. Mesmo sem ter lido, as resenhas e comentários de outros leitores me dão a certeza de que a história de Harold Stonecross vale muito a pena. 
Curiosidade: Ana Lúcia Merege, autora da trilogia O Castelo das Águias, escreveu o conto O Beijo de Rudra, um conto no universo de Tempos de Sangue que estou doidinha para ler, e A Caverna de Zakynthos, um crossover escrito por ela e Kasse onde o capitão fenício Balthazar de Tiro e seu fiel escravo Lísias encontram o imortal Diodoros de Atenas.


Ao Anoitecer - Débora Santos

Ao Anoitecer - Débora Santos

Sinopse: Uma sociedade modificada por uma revelação inesperada é o pano de fundo da história de Ana, uma jovem professora, filha de um americano com uma brasileira, que se vê as voltas em uma realidade em que humanos e vampiros dividem o mesmo espaço ao anoitecer. Assim como a maioria dos humanos, ela aprendeu a aceitar a atual condição com os novos “cidadãos”, mas prefere manter-se afastada de qualquer contato com os seres noturnos. No entanto, isso está prestes a mudar, pois o destino a coloca em uma situação tão envolvente quanto aterradora, onde ela conhece aquele que a fará repensar todas as suas crenças e opiniões. Alguém que irá mudar sua vida. Para sempre.

Uma história de amor sem grandes enrolações e bem desenvolvida é o cerne deste que é o primeiro livro da série de mesmo nome. Além desta relação, há um mistério que promete ser melhor desenvolvido no próximo volume e, embora eu não tenha lido este livro ainda (está n'A Lista também), as resenhas sobre ele são bem positivas. Aparentemente, não é um livro para aqueles que gostam de muita ação e violência, mas sim de um romance bem construído.

Vampiros: uma poesia para a eternidade - Lara Orlow

Vampiros - uma poesia para a eternidade - Lara Orlow

Sinopse: Amanda é uma jovem escritora que vive em Londres. Sua maior paixão: vampiros. Ela está escrevendo mais um livro sobre o tema quando se perde nas brumas de sua própria insanidade no momento em que a fantasia começa a se misturar com a realidade. A poesia das trevas ecoa em sua mente enquanto ela é levada aos subterrâneos de Londres numa aventura pela imortalidade. Bernard não pode perder aquela humana de vista, afinal ela é a chave para evitar que um novo massacre aconteça e os vampiros sejam mais uma vez exterminados. A solução? Tomá-la para si, nem que para isso precise fazê-la sua prisioneira.

Lara Orlow, ao criar uma protagonista escritora, intercala em seu livro passagens sobre a vida da Amanda com excertos do texto que a personagem está escrevendo - um livro sobre vampiros, sua paixão, embora ela sinta que a trama está sendo conduzida por outra pessoa. Recebi apenas os primeiros capítulos para fazer as Primeiras Impressões e, embora o conflito já esteja ali, no começo, não dá para saber muito sobre como as coisas se desenrolam ou como os vampiros são representados. No entanto, por esses dois capítulos, acho que vou gostar do livro! 


Necrópole: histórias de vampiros - Coletânea da Alaúde

https://www.skoob.com.br/necropole-historias-de-vampiros-2962ed3833.html

Sinopse: Um livro que reúne cinco talentos da literatura de suspense e terror, cada um deles apresentando uma história com 30 páginas, ambientada em uma metrópole genérica. Os vampiros – criaturas misteriosas e ao mesmo tempo tão difundidas na literatura – são apresentados pelos autores em tramas bem estruturadas e inusitadamente surpreendentes. Este é o primeiro volume de uma coleção que a editora Alaúde pretende dedicar ao segmento suspense/terror. A coleção sempre trará histórias inéditas com as mais promissoras revelações do gênero em edições temáticas: lobisomens, espíritos, bruxas, seres míticos e outros assuntos relacionados. O principal aspecto deste projeto não é apenas a pontualidade da coleção, mas também a apresentação de novos talentos da literatura brasileira de terror e suspense.

Nesta coletânea da trilogia Necrópole (histórias de vampiros, de fantasmas e de bruxaria - este último foi o único que li até agora), os vampiros tomam a metrópole e nos são apresentados sob a ótica de cinco talentosos escritoresComo gostei do volume Histórias de Bruxaria, acredito que este também vai me agradar! 


Amor Vampiro - Coletânea da Giz 

Amor Vampiro - coletânea Giz Editorial

Sinopse: Amor! Por ele o homem foi levado a realização de grandes feitos. Mas, também sob sua influência, cometeu grandes atrocidades! O que aconteceria se tal sentimento dominasse um ser maléfico que perambula pelas sombras buscando saciar seu desejo? Adriano Siqueira, André Vianco, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond e Giulia Moon, ícones da literatura fantástica nacional, se reuniram para responder a questão e desvendar o AMOR VAMPIRO!

Mais um d'A Lista (que tu já deve ter notado que é gigante, mesmo que não tenha lido os posts que fiz sobre ela), esse livro traz grandes autores da literatura vampírica e sobrenatural reunidos num só lugar. Com 10 contos e 7 autores, nos mostra os vampiros num viés mais romântico que sanguinário, como o título sugere. Embora tenha nomes de peso na capa, a nota dele no Skoob não é tão boa assim... De qualquer forma, ele continua n'A Lista e logo poderei trazer pra vocês minha opinião sobre ele.


Território V - Coletânea da Terracota

https://www.skoob.com.br/territorio-v-40563ed44380.html

Sinopse: Nesta seleta, a discórdia é pano de fundo para o exercício da criatividade de vinte escritores. Traição, disputa de território, amor, ódio, ciúme, vileza, ego e existencialismo lhes servem de matéria-prima para o desafio de provar que vampiros são seres solitários, que não se dão entre si.

Vinte contos curtos, vinte autores, um tema: discórdia. Esse é um dos livros que li no produtivo final do ano passado e que logo terá sua resenha publicada aqui no blog. Embora eu tenha gostado bastante de alguns contos desta coletânea organizada por Kizzy Ysatis, acho que faltou ódio e disputa na maioria dos contos, o que foi meio frustrante. Mas explicarei melhor este e outros pontos na resenha vindoura e, até lá, recomendo o livro, sim, mas contenha suas expectativas. 


Do Sangue ao Desejo - Jéssica Macedo


Sinopse: Ele é um predador, um lobo em pele de cordeiro. No entanto, ela não é uma presa como as demais mulheres, e para conquista-la precisará de mais do que o seu poder de sedução.
Aron Donovan é um duque irlandês que vive com duas irmãs na Londres vitoriana. Um lorde distinto, dono de uma beleza inigualável, mas que esconde um segredo terrível... As mulheres que se deitam com ele nunca mais são vistas vivas. Um demônio para alguns e um deus para outros, as conjecturas a respeito do homem passam longe de deduzir o que ele verdadeiramente é.
Um presente de sua irmã o leva até um bordel, num bairro de Londres onde todos os pecados podem ser comprados e a breve visão de uma mulher será capaz de roubar seus pensamentos até finalmente encontrá-la.
Contudo, Dária, assim como Aron não é humana; possui um passado igualmente sombrio e um ódio particular contra os homens. Dobrá-la aos seus desejos exigirá dele mais do que um toque e poucas palavras.

Neste romance hot, os vampiros aparecem em sua faceta mais sensual, ainda mais quando temos íncubos e súcubos na mesma história. Publicado primeiro no Wattpad e alcançando quase 7 mil leituras, Do Sangue ao Desejo está em pré-venda na Amazon até o dia 15/02, quando sua versão digital será liberada pela plataforma de autopublicação, o KDP. 


Extra: Contos 



Em Brandannen, oeste de Athelgard, um representante da Ordem Mística da Rosa se depara com uma terrível maldição familiar. Esta é a origem da lenda que, anos mais tarde, viria a envolver os mestres do Castelo das Águias.





Iago, um corretor de imóveis em busca de sucesso, aceita uma difícil missão: viajar até o sertão de Pernambuco, rumo à fazenda Rio Morto, para entregar os documentos de compra da Carfex - uma antiga e abandonada fábrica nas entranhas de Recife - ao seu novo dono, o Sr. Simão. O que Iago não sabia, porém, era que não apenas o rio ou as terras da fazenda estavam mortos: todos os seus habitantes, também, estavam.

RIO MORTO é um conto de terror, e traz uma breve releitura de Drácula de Bram Stoker, ambientado em terras pernambucanas e requentado com um novo e surpreendente final.



E aí, o que acharam dessas sugestões? Já leram algum desses livros? Gostaram? Que outros livros vocês acrescentariam à lista? Não esqueçam de deixar um comentário maroto e contar o que mais/menos gostam em histórias de vampiros ;) E, claro, não percam o próximo post do Especial Sobrenatural!


17 comentários:

  1. Feliz demais, além da participação com um conto na antologia da AVEC, meu doce vampira nessa lista que é diva!
    Muito OBRIGADA, 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Ju! Logo "Doce Vampira" volta aqui com a resenha :D

      Excluir
  2. Amei o post. Super bem escrito. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. Camila! Que postagem incrível!
    Feliz por ver Agridoce aqui <3
    E muito legal essa reunião de vampiros tão diferentes! =D
    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, que bom que gostou!! Obrigada :D
      E logo vem a resenha de "Agridoce"!

      Excluir
  4. Que post maravilhoso, Camila!!
    Adorei a seleção <3
    Minha lista de literatura vampiresca acabou de aumentar, rsrs.
    Ao Anoitecer lindo figurando por aqui <3 <3
    Obrigada pelo carinho!!
    Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço!! <3 Logo vai ter mais vampiros e mais sobrenatural por aqui, inclusive (se tudo der certo) a resenha de "Ao Anoitecer" :D

      Excluir
  5. Eu só conhecia Os sete - que adoro! - e Agridoce - que ainda não li. Os demais nunca havia ouvido falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, recomendo bastante "Agridoce"! A releitura dos vampiros, no mínimo, já vale a leitura, mas ainda tem a escrita da Simone <3
      Fique de olho no The Nerd Bubble que vai ter muitas resenhas vampirescas por aqui esse ano o/

      Excluir
  6. Muitos daí quero ler, alguns lerei esse ano e ontem terminei Os Sete, não achei tudo isso que dizem, dia 26 terá resenha no meu blog.


    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Os Sete" é bacana, mas também não achei taaaao bom assim. Mas preciso ler de novo pra poder dar uma opinião mais embasada. Ainda assim, achei diferente o bastante (e bem produzido) para me motivar a ler outros nacionais :D
      Vou tentar ler a resenha!

      Excluir
  7. Aaaaahhhhhh!!!! Deixe-me está na lista! Socorro!! Cami, não me mata do coração! Muito obrigada sua linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na lista dos Vampiros e n'A Lista de 2017 o/ Pretendo ler nas férias ainda, estou bem curiosa pra conhecer os teus vamps :D

      Excluir
  8. Voltei aqui só pra dizer que já li "Os Sete", "Deixe-me Entrar", tô lendo "Kaori" e depois lerei "Sobrenatural - Vampiros" hahahah


    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  9. Faltou um que amamos sobre vampiros " Eternidade" da autora Vina Ferreira, espero que você leia e goste, estou na vive de bruxas e etc alguma dica, mil beijos
    Anne

    ResponderExcluir
  10. Uau, Camila! Amei! Essa matéria pra mim foi maravilhosa, pois como estou escrevendo sobre vampiros, busco leituras sobre o tema. Só li Agridoce desses qje indicou. Concordo com vc, foi algo diferente e original, mas a protagonista me dá nos nervos kkk. Já fiquei aqui super empolgada pra ler quase todos eles haha. Principalmente Sétimo e tbm o conto do Décio. Mas vou deixar esse link salvo pra poder compra r vários deles futuramente. Parabéns pela super matéria. Beijão.

    ResponderExcluir