terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres na Literatura Nacional & Aniversário do blog

Oi, pessoal! Pois então, hoje é um dia muito especial - duplamente especial. Como todo mundo sabe, hoje - dia 8 de março - é Dia Internacional da Mulher. Para quem quiser saber mais sobre a origem desta data, a Wikipedia e a Revista Escola têm as informações que me pareceram mais confiáveis sobre o assunto, mas acho importante ressaltar aqui o que este dia significa: seja para honrar mulheres carbonizadas em um protesto ou as russas que foram às ruas pedir por melhores condições de vida e de trabalho, este dia nos lembra de todas aquelas que vieram antes de nós e abriram caminho para chegarmos até aqui. Além disso, acho que é importante aproveitar este dia para repensar nossos valores, posicionamentos e atitudes - claro que não há dia certo para isso, mas um dia voltado para a mulher e sua luta me parece propício para refletir sobre o tema. Temos igualdade de fato? As mulheres têm seus direitos assegurados perante a lei e a sociedade? Poderíamos dizer que homens e mulheres têm a mesma liberdade e mesmas cobranças? 
Na minha humilde opinião, não, não há igualdade verdadeira. Vemos isso o tempo todo na tv, nos jornais, nas mídias sociais. Não vou nem falar das jovens turistas argentinas assassinadas no Equador enquanto viajavam sozinhas (sim, porque viajar sem um homem é estar só). Não vou falar dos inúmeros casos de violência doméstica, das mulheres que acabam criando seus filhos sozinhas porque está tudo bem quando o homem abandona sua família. Não vou falar dos estupros, dos assaltos, da falta de apoio das outras mulheres (sororidade pra quê, né?), dos salários desiguais, da jornada dupla. Afinal, esse é um blog voltado à literatura. Vou falar das autoras nacionais, especialmente daquelas que produzem material de Literatura Fantástica. Mas não, não vou falar das inúmeras dificuldades que elas enfrentam para ter seus livros publicados! Vamos falar de coisas boas, certo?
Vou falar - não! - vou celebrar o fato de eu ter entre meus parceiros pelo menos o mesmo número de mulheres e de homens. É uma verdadeira honra poder participar da carreira dessas escritoras incríveis; mesmo que minha ajuda não seja das mais impactantes, faço o possível para divulgar seus trabalhos - e continuarei fazendo meu melhor para que seu talento alcance um público cada vez maior. 
Ana Lúcia Merege, Ana Macedo, Beatrice Santos Witt, Camila Deus Dará, Camila Fernandes, Camila Guerra, Camila Monteiro, Camila Pelegrini, Dáfne Pasquarelli Freitas, Denise Flaibam, Francélia Pereira, Ias Guinossi, Jana P. Bianchi, Jéssica Macedo, Juliana Daglio, Juliana Skwara, Kami Girão, Kate Willians, Katerine Grinaldi, L. L. Alves, Lu Evans, Luana Minéia, Má Matiazi, Marcella Rossetti, Priscila Magalhães Palmeira, Simone O. Marques, Tati Durães, Tatiane Rodrigues, Thais Lopes, Vera Carvalho Assumpção. 
Gurias, recebam meu carinho, minha admiração e minha promessa de que farei um trabalho melhor para divulgar o belíssimo trabalho de vocês. (Nem sei se todas lembram que são minhas parceiras, mas eu lembro do compromisso que assumi com vocês e vou cumprir tudinho, mesmo demorando mais do que eu gostaria )
Além das minhas parceiras lindas, há dezenas de outras excelentes autoras por aí. Amanda Ághata Costa, Amanda Leonardi (que é praticamente parceira), Ana Beatriz Brandão, Ana Cristina Rodrigues, Ananda Veloso, Bárbara Morais, Bianca Sousa, Carine Raposo, Caroline Defanti, Cláudia Mina, Cláudia Sobreira Lemes, Cláudia Valéria Miqueloti, Cristina Lasaitis, Débora Santos, Giulia Moon, Ju Lund, Juliana Leite, Kássia Monteiro, Letícia Godoy, Lhaisa Andria, Luciana Minuzzi, Luiza Salazar, M. V. Garcia, Marjorye Hummel, Mary C. Müller, Michelle Paranhos, Nazarethe Fonseca, Paola Siviero, Paula Pagiliarini, Paula Vendramini, Priscilla Matsumoto, Renata Ventura, Roberta Spindler, Susy Ramone e tantas, tantas outras, que eu poderia passar horas só listando grandes contistas e romancistas brasileiras contemporâneas. 
Se por um lado fico feliz em conhecer essas escritoras todas e tê-las na minha lista de leituras e de amizades, por outro me entristeço em saber que a maioria das pessoas não conhece nem metade delas - assim como não conhece grande parte dos maravilhosos autores (homens) nacionais. Isso está mudando, graças aos esforços de muitos - a Camila Fernandes fez um post em seu blog sobre as mulheres da Literatura Fantástica em setembro, que repercutiu bastante e até gerou este post da Trasgo. Espero que cada vez mais nossas autoras tenham visibilidade, sucesso, reconhecimento e respeito - aliás, isso é o que desejo para todas as mulheres, sejam elas escritoras, donas de casa, médicas, professoras, garis, advogadas, vendedoras, microempresárias, atrizes, cowgirls, estudantes ou astronautas. 
Enfim, acabei me alongando e peço desculpas pelo textão. Sabe como é: tem muito a ser dito e discutido sobre o assunto, mas as pessoas não gostam muito de posts compridos demais. Então, para compensar quem leu até aqui, vou falar brevemente do segundo motivo para este dia ser tão importante: hoje faz um ano que comecei este blog (com um post sobre as minhas seis personagens badass favoritas). Nunca tive muitas expectativas que meu The Nerd Bubble se tornasse um blog grande e famoso, mas estou ridiculamente feliz com o que já conquistamos. Então, para comemorar, VAI TER SORTEIO!!
Ao longo dessa semana, farei posts individuais sobre os livros que serão sorteados, mas já posso adiantar que serão pelo menos CINCO livros e alguns kits de marcadores. Vai ter livro nacional, vai ter bestseller e vai ter até um box! Fiquem ligados que, embora outubro seja o melhor mês do ano, março vai ser bem agitado!! 


12 comentários:

  1. Que post lindo!!!
    Uau! Fico feliz de fazer parte dessa turma. Feliz dia para nós chará. :)

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Camila!
    Obrigada pela lembrança e parabéns pelo seu dia também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela homenagem e parabéns pelo primeiro ano do blog!! Que seja o primeiro de muitos, recheados de sucesso! E que venham mais autoras e mais personagens femininas que representem mulheres fortes! Feliz dia da mulher pra você também! Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi Camila,
    Seu post ficou maravilhoso. Parabéns!!
    Parabéns, também, pelo primeiro ano de vida do seu blog. Que venham muitos!! Eu sei o quanto é complicado manter um blog ativo... Leva tempo, muitas vezes dinheiro, e nem sempre as pessoas dão valor. Mas vocês são importantes sim!!
    E parabéns, mais uma vez, porque você também é mulher e enfrenta tudo isso citado acima, todos os dias!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila!
    Que post incrível! Precisamos celebrar, e muito, a quantidade de mulheres envolvidas na nossa literatura, e precisamos ajudar isso a crescer a cada dia. Fiquei imensamente feliz e agradecida pela lembrança e por ver tantos nomes excelentes na lista! Muito obrigada <3
    Não só as mulheres da literatura, mas as dos blogs, vlogs, da mídia em massa, obrigada e PARABÉNS por continuar com o seu projeto e apoiar tantos outros *-*

    Beijão pra ti,
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o textão hahahaha.
    Muito obrigada por se lembrar de mim, querida. Fiquei imensamente feliz em ver meu nome ali.
    Parabéns pelo aniversário do blog.
    Muitos sucessos virão. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que lindo!!
    Obrigada pelo carinho e apoio!
    Parabéns pelo blog e que continue sempre um sucesso!! <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. obrigada pela lembrança e pelo carinho :)

    Juliana Leite

    ResponderExcluir
  9. Camis, muito bom o texto!! Obrigada pela lembrança e pelo apoio de sempre!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Que lindo, Camila!! O post ficou espetacular!! Obrigada por me incluir nessa lista de autoras super talentosas <3 E obrigada por ser uma parceira tão querida! Parabénssss pelo primeiro ano do blog! Muito sucesso, flor.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto!
    Muito obrigada, Camila, pelo carinho. Parabéns pelo aniversário de seu blog e parabéns para nós mulheres por esse dia tão especial!
    Agradeço a oportunidade de poder conhecer uma mulher maravilhosa como você e não poderia deixar de lhe desejar toda a sorte e sucesso do mundo!

    Um grande beijo,

    Ias Guinossi. <3

    ResponderExcluir
  12. Eu AMO esses desenhos do Toda Frida de Fight Like a Girl! <3
    Só esperando entrar um dinheiro pra comprar minha primeira camisa delas! Só não escolhi qual vai ser ainda!
    BTW, super fofo seu post. <3

    ResponderExcluir