sábado, 7 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher

Oi!!

Faz tempo que estou para postar alguma coisa nesse blog e, com a chegada do dia internacional da mulher, decidi começar por um TOP 5 que fiz há um mês a respeito das personagens femininas mais incríveis da literatura fantástica na minha opinião.


Menção honrosa à Daenerys Stormborn of the House Targaryen, the First of Her Name,
the Unburnt, Queen of Meereen, Queen of the Andals and the Rhoynar and the First Men,
Khaleesi of the Great Grass Sea, Breaker of Chains, and Mother of Dragons
Eu simplesmente adoro livros que trazem mulheres fortes em papéis de destaque, especialmente quando elas são sarcásticas, divertidas, inteligentes, com alguns problemas emocionais para resolver e não esperam pela ajuda de nenhum homem - às vezes elas até salvam seus amigos e pares românticos. Já li dezenas de livros com excelentes "ass-kicking" personagens femininas, mas essas são as mais inesquecíveis.

5) Susannah Simon - Série "A Mediadora", Meg Cabot

Capas dos livros

Susannah é uma Mediadora, o que significa que ela é capaz de ver espíritos e precisa ajudá-los para que possam descansar (e deixá-la) em paz. Além dessa habilidade sobrenatural, ela também é ótima no kickboxing, arte que aprendeu só com a ajuda de video-aulas e que vem bem a calhar quando algum espírito resolve ficar mais violento. Ao longo da série, Suse tem que lidar com outros Mediadores e diversos espíritos problemáticos, especialmente um fantasma bonitão que assombra seu quarto desde o dia em que se mudou para aquela casa...

4) Stealth - Série "Ex", Peter Clines

Capa do livro

O mundo não é mais o que era antes. Pouco depois que alguns superheróis surgiram, Los Angeles foi invadida por zumbis - ou ex-humanos, como são chamados nos livros. Nesse cenário apocalíptico, Stealth surge como a líder da resistência humana, ao lado de seus companheiros superheróis. Assim como Batman, Stealth não tem superpoderes, mas é inteligente e ágil como poucos. Além disso, seu uniforme protege seu rosto e identidade, mas deixa bem evidente seu corpo escultural, o que ela também sabe usar como arma. Apesar de ter lido apenas o primeiro livro da série, fiquei bem impressionada com a postura de Stealth, que impõe respeito em humanos, superheróis, vilões e até em zumbis. 

3) Rosemarie Hathaway - Série "Academia de Vampiros", Richelle Mead

Capa do livro

Rose é uma damphir - filha de uma humana e um Moroi -, o que significa que ela é forte e ágil como o pai vampiro, mas não precisa beber sangue, nem tem problema algum com o sol. Por suas habilidades, foi recrutada e treinada na Academia de Vampiros para ser a Guardiã de Vasilisa (Lissa) Drogomir, uma nobre entre os Moroi e sua melhor amiga. Os Moroi são vampiros "vivos"; praticam magia elementar, se alimentam de comida e sangue, mas não matam aqueles que doam sangue a eles. Os Strigoi, por outro lado, são vampiros mais "clássicos": não podem ser expostos ao sol, matam para se alimentar e não tem nenhum sentimento. Rose, como Guardiã e amiga, enfrenta qualquer um que queira ferir Lissa, seja Moroi ou Strigoi, e também precisa lidar com seus próprios problemas, como sua mãe (uma Guardiã extremamente talentosa e não muito maternal), o fato de ter gostado de "doar sangue" para Lissa (o que não é visto com bons olhos por outros damphir ou Moroi), e sua paixão por Dimitri Belikov, um guardião mais velho (guardiões devem estar dispostos a dar a vida por seu protegido, logo relacionamentos românticos não são permitidos). Não é uma trajetória fácil, mas Rose não se deixa abalar por nenhum dos obstáculos que precisa enfrentar.

2) Empate técnico: Annabeth Chase e Hermione Granger

- Annabeth Chase - Séries "Percy Jackson e os Olimpianos" e "Heróis do Olimpo", Rick Riordan

art by Viria

Filha de Atena com o historiador humano Frederick Chase, Annabeth fugiu de casa aos 7 anos e passou por muitos perigos e dificuldades com Thalia Grace e Luke Castellan até encontrar seu lugar no Acampamento Meio-sangue. Com o treinamento que recebeu, tornou-se uma hábil guerreira e líder da Cabine 6 (onde ficam os semideuses filhos de Atena). Ao contrário da maioria dos semideuses, os filhos de Atena não possuem nenhum "superpoder" (como controlar água ou transformar-se em animais), então Annabeth pode apenas contar com sua inteligência e habilidades de guerreira e estrategista. Mesmo sem superpoderes, ela enfrentou titãs e monstros de todos os tipos, inclusive lidou sozinha com o bicho-papão de qualquer filho de Atena. Annabeth acaba com o esteriótipo de "loira burra" e, sem ela, Percy e seus companheiros teriam morrido zilhões de vezes ao longo das duas séries. 

- Hermione Granger - Série "Harry Potter", J. K. Rowling

art by Viria

Assim como Annabeth, Hermione também pode ser definida pelas palavras "inteligência" e "coragem". Filha de trouxas (pessoas sem magia) e muito estudiosa, ela leu tudo o que podia para se familiarizar com o mundo dos bruxos e ser sempre a melhor da classe. Do momento em que se tornaram um trio, Mione salvou a vida de Harry e Rony incontáveis vezes, até mesmo quando estava "incapacitada". Ela enfrentou bruxos das trevas e preconceito por ter pais trouxas, além de ser fisicamente torturada por uma Comensal da Morte. Ao invés de amedrontá-la, isso só a deixou mais corajosa e determinada a combater injustiças. Afinal, não foi à toa que o Chapéu Seletor a colocou na Grifinória.

1) Anita Blake - Série "Anita Blake: Vampire Hunter", Laurell K. Hamilton


Art by Marvel

Fantasmas, zumbis, vampiros, bruxos... Anita Blake já enfrentou todos esses, além de metamorfos, ghouls e assassinos profissionais.
Ela é uma caçadora de vampiros sancionada pelo governo dos Estados Unidos e ajuda a polícia de St. Louis a resolver casos que envolvam o sobrenatural. Seu número de vampiros mortos concedeu-lhe o título de "Executioner", o que impõe medo e respeito em qualquer monstro, mesmo com seus 1,50m e aparência delicada.
Além disso, ela é uma necromante - alguém com a capacidade de "levantar" os mortos como zumbis - e usa seus talentos na empresa "Animators Inc.", onde ressuscita (temporariamente) pessoas para despedidas ou para resolver questões legais como testamentos. Animators são raros, mas necromantes poderosos como Anita são quase impossíveis de encontrar. 
Por tudo isso, Anita atrai a atenção de diversos seres sobrenaturais, principalmente dos mais perigosos. Muitos querem simplesmente matá-la, outros a respeitam, alguns a temem... Mas um número considerável a quer para si, por sua beleza e poder. Ao longo da série, ela acaba adquirindo um harém de criaturas sexy, poderosas e perigosas que fariam tudo para protegê-la.
Anita é uma personagem forte e carismática, que me conquistou com sua ironia, sarcasmo e coragem, que enfrenta seus problemas de frente e sem esperar pela ajuda dos outros. Assim como seu harém faria de tudo por ela, Anita também luta com unhas e dentes para proteger àqueles que fazem parte de sua vida.

E ai? Tu também tens um TOP 5? Comente suas favoritas e um feliz dia das mulheres pra todas nós! ^.^



4 comentários:

  1. Não tenho uma preferida haha
    Feliz dia das mulheres para nós!

    xoxo ♪ Acordes Coloridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil escolher uma só, eu sei!! Essas são apenas algumas das minhas favoritas, e a lista continua crescendo a cada livro que eu leio!

      Obrigada pelo comentário e espero vê-la de novo por aqui! =)

      Excluir
  2. Oi Camila!!
    Todas personagens femininas bem fortes!!
    Parabéns pelo dia!!
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir